Como definir o público-alvo para sua empresa?

Como definir o público-alvo para sua empresa?

Como definir o público-alvo para sua empresa?
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Para iniciar um plano de marketing é fundamental ter em mente logo de início quem é o seu público-alvo. Ainda que você confie que atinge um público geral é importante se concentrar no perfil que compõe a maioria dos compradores.

O que eles procuram?

Conhecendo o seu público você saberá também o que eles procuram. Dessa forma, também fica mais fácil entender o que eles precisam.

Como faço isso?

Faça uma análise do seu produto ou serviço e procure saber quais benefícios ele traz para quem o consome e quais são suas principais características. Se coloque no lugar de um cliente e pense: “Porque eu compraria o meu produto?”.

Faça uma avaliação ainda sobre os planos de marketing de seus concorrentes.

Para onde estamos indo?

Trace um objetivo, quais são as metas que precisa cumprir para alcança-lo? Divulgar a marca? Apresentar o diferencial do seu produto? Deixar a relação com o cliente mais estreita?

Para decidir quais metas precisa cumprir é necessário que faça uma avaliação sincera do que é prioridade no momento. Esse é um passo importante para guiar suas ações.

Colocando em prática

Nessa etapa, você definirá suas ações de acordo com seu orçamento.

Exemplos:

  • Haverá promoções?;
  • É necessário criar um programa de relacionamento?;
  • O quanto será o investimento em publicidade?;
  • Qual o prazo estimado para retorno em vendas de cada ação?;
  • Qual o tipo de linguagem e abordagem?; entre outros pontos;

Confira cada passo necessário a seguir para identificar o público principal do seu produto. Ao abrir um negócio, é preciso considerar uma sequência de elementos muito importantes para que para que o empreendimento saia do papel e consiga trazer bons resultados.

Levantamento de capital inicial, definição do produto e planejamento financeiro são alguns pontos que são muito importantes serem considerados. Entretanto, nesse conjunto poucos são tão determinantes quanto um: a definição do público-alvo.

Pode ser significativo identificar de princípio alguns pontos dependendo do tipo de negócio que se pretende implementar, como a faixa etária e o nível de renda dos possíveis clientes até o estado civil e se têm filhos.

Tendo as informações em mãos, o próximo passo a seguir é demarcar a parcela do público que valerá dedicar mais atenção.

O empreendedor pode correr mais riscos de forma significativa se começar um negócio sem um conhecimento antecipado de quem será o seu público principal.

Dicas:

Pesquise

Conhecer detalhadamente o público que você quer atingir, é um passo muito importante. Quanto mais você saber sobre eles melhor.

Procure saber se é uma região de imóveis residenciais ou comerciais? Há mais casa os edifícios? Os prédios da região são antigos ou novos? Qual faixa etária predomina mais? Nessa etapa é importante que você seja objetivo, faça perguntas que tenham muita relevância para sua estratégia.

Delimite seu público principal

Ao chegar nessa etapa, você já deve saber quem são as pessoas no mercado que pretende pretende agir. Entretanto, vá com cuidado, e sem atirar para todos os lados.

Não tente agradar a todo mundo, siga no negócio de forma a atender os requisitos do seu público alvo. Delimite um grupo específico que valerá a pena focar seus esforços e identificando o que trará mais vantagens para seu negócio.

Faça sua oferta

Tendo um público majoritário definido, você agora irá preparar a sua oferta. Procure atender os requisitos do seu público o máximo possível.

Por exemplo, suponhamos que uma farmácia tenha sido construída em um local com diversos prédios residenciais novos e que o perfil de moradores mais frequentes sejam de recém-casados, com uma faixa etária entre 25 e 35 anos e com filhos pequenos.

Dessa foma, podemos supor que a procura por produtos como fraldas e de higiene pessoal sejam maiores, e que incrementá-los no estoque seja o mais sensato para atender os requisitos do público nessa região.

Evite confundir gosto pessoal e gosto dos clientes

É muito importante se colocar no lugar do cliente, tente separar as suas preferências do gosto do seu público. Antes de definir os produtos, a decoração e arquitetura do ponto de venda, coloque-se no lugar de um cliente.

Só porque algo agrada e é muito conveniente para você não significa que servirá da mesma forma para seu público. Então, a menos que o perfil do seu público seja totalmente igual ao seu, é sensato abandonar essa atitude.

Defina uma estratégia de comunicação

Para definir uma estratégia de comunicação é fundamental pensar no tipo de negócio que irá desempenhar e no público que deseja alcançar.

Busque reconhecer os principais canais que será possível chegar a seus clientes por meio deles, e defina as ações para eles. Leve em conta o grau de retorno de cada um e os custos.

Escute e observe

Crie vínculos com seus clientes, e aproveite todos os contatos que vocês puderem ter para ouvir suas necessidades mais frequentes em que você poderá ajudar.

Pergunte a opinião do seu público a respeito de como poderia melhorar o seu negócio. Em seguida, atente-se para o comportamentos deles durante a compra.

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