6 Passos para fazer marketing nas redes sociais em Fortaleza

6 Passos para fazer marketing nas redes sociais em Fortaleza

Avalie esse artigo

Há um choque entre as relações sociais e comerciais. Até porque, como o próprio nome já diz, redes sociais são feitas para interações, e não para vendas.

Então como vender em mídias sociais no Ceará com esse choque?

É incomodo para algumas pessoas estarem vendo publicações de seus amigos e de repente ver um anúncio. Por isso é importante que você não faça propagandas nessas mídias.

A parcela de pessoas que comprarão por meio de anúncios em redes sociais são justamente as que já estão procurando pelo produto, e se você quer aumentar seu lucro precisa aumentar esse público.

Já que não é bom anunciar em mídias sociais, procure outras maneiras de vender. Seja discreto, apresente soluções, atraia a atenção do público, etc.

Você precisa ter cuidado para não espantar as pessoas, e sabendo disso, preparamos a seguir 6 passos para fazer marketing nas redes sociais em Fortaleza

1. Consistência

Você precisa escolher em quais mídias fará a divulgação de seu trabalho.

Sugerimos que você não selecione todas. Você poderá optar por divulgar sua empresa no Facebook, YouTube, LinkedIn ou Instagram que são boas mídias para isso. Entretanto isso tudo depende do seu nicho de mercado.

É muito importante também ter uma identidade visual, pois oferecer um serviço ou vender um produto faz de você uma marca. Por ser uma marca você precisa comunicar com seus clientes e para isso precisará de uma identidade visual.

Sendo assim, você pode criar um logotipo, e ter coerência nos posts de forma que eles conversem entre si. Independentemente de você ter uma equipe ou não, é importante que haja postagens diárias, e elas precisam ter consistência.

É ideal que sua página tenha uma estética agradável para que seu público se sinta mais confortável e fique mais a vontade para conhecer seu trabalho.

Na página do Facebook por exemplo, escolha uma foto de capa que passe bem a imagem do seu produto para o cliente, dessa forma ele saberá logo do que ele se trata.

Ter uma identidade visual passa mais credibilidade, gera mais confiança e dar mais consistência aos posts.

2. Conte sua história

Você deve estar se perguntando: “Se não posso anunciar, então o que irei publicar?”. Fortaleza é um dos maiores centros comerciais do Ceará, por isso é importante que você tenha uma abordagem diferente de atrair o público.

Nos posts diários que você fará, conte neles a história da sua empresa. Se você contar a história da sua empresa em uma página e publicar pelo menos uma frase por dia, você terá cerca de um ano de postagem.

As postagens precisam ser rápidas e simples, por isso aproveite para contar um pouco da sua história e coloque uma foto que tenha haver com a mensagem que você está passando.

Foque em como sua empresa surgiu, como você trabalha nela, se você é proprietário, se é uma franquia, etc. Seja criativo, mas não invente, pois, seu público perceberá.

As histórias envolverão o público, e as imagens atrairão a atenção. Essa combinação, se for bem elaborada, te dará consistência e passará confiança.

3. Ajude as pessoas

Toda boa história passa uma mensagem, por isso é importante nas que você  irá contar tenha algo de valor.

Conte algo que possa ajudar as pessoas, pois se elas sentirem que seu conteúdo está de alguma forma ajudando-as, elas passarão a divulgar com seus conhecidos.

Por exemplo, se você é dono de uma loja de confeitaria em Fortaleza, dê dicas e métodos práticos na cozinha e ensine receitas simples e baratas.

Peça para seus amigos e familiares compartilharem seus posts, dessa forma eles movimentarão sua página junto com você, além de a indicação espontânea gerar bem mais credibilidade e confiança nas pessoas.

Entregue o seu modo de trabalhar, dessa forma as pessoas conhecerão você e recomendarão seu trabalho.

A forma de passar a informação fica a seu critério. Pode ser por exemplo um vídeo ou um PDF, o importante é que você ajude, informe e ensine algo as pessoas.

4. Páginas de captura

Como foram feitas para relações sociais, as redes sociais  possuem muitas distrações. Se você pretende vender precisará levar seu público para uma página onde contará de fato como ajudá-lo.

Depois de você ter informado sobre sua história e com maneiras de ajudar as pessoas, poderá finalmente vender. Coloque um link da sua loja virtual ou a localização do seu comércio offline.

Chame a atenção do público para as formas que sua história poderá auxilia-los e mostre como seu trabalho possui qualidade e confiança, assim incentivará mais as pessoas a conhecê-lo.

Fotografe seus produtos e coloque nas suas redes sociais. Não anuncie, apenas mostre para as pessoas que seu serviço é de boa qualidade.

Prepare seu ambiente de fotografia com bastante cuidado, e dê muita atenção a composição do cenário e a iluminação. Coloque na legenda alguma mensagem referente à alguma experiência, por exemplo, apenas não deixe de ajudar.

Atente para os detalhes, ângulos diferentes, detalhes na decoração ou na embalagem, etc. Junte material para você postar ao longo de um período, por isso não publique tudo de uma vez.

Nas mídias sociais você criará uma relação com o público, depois levará ele para uma página onde poderá ajudar e anunciar seu produto.

Passo 5: Funil de vendas

Se você faz vendas em Fortaleza então já possui um funil de vendas, porém precisa otimiza-lo.

O funil de vendas é o processo pelo qual as pessoas passarão a te conhecer e saber que necessita do seu produto. Assim, você terá lucro, ajudará as pessoas e elas passarão a comprar de você.

Passo 6: Seja persistente

Grandes empresas que já são referência no mercado estão nas mídias sociais. Não se intimide seja persistente e confie no seu produto.

Trate muito bem as pessoas que estiverem frequentando sua página, afinal eles são resultado de um árduo trabalho de divulgação.

Tire todas as dúvidas e responda suas perguntas com atenção, dê opções, mande fotos e peça contato. Esse é o momento de interagir com um possível cliente

O público precisa se sentir bem-vindo e abraçado nas suas redes sociais. Dá atenção é muito importante para acreditarem e confiarem no seu trabalho.

Se você gostou desses 6 passos para fazer marketing nas redes sociais em Fortaleza, clique aqui e confira as  principais estratégias de marketing digital em Fortaleza.

Compartilhe

Comment (1)

  • Mirela rodriguez Reply

    Sempre fui empreendedora desde cedo e a franquia sempre foi o meu foco. Adoro conteúdo deste tipo muito obrigada!

    Vou compartilhar com meus amigos!

    12 de abril de 2019 at 23:08

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será compartilhado com outras pessoas.