Tudo sobre estratégia de marketing digital em Fortaleza

marketingDigital

Tudo sobre estratégia de marketing digital em Fortaleza

Definir uma boa estratégia de marketing digital em Fortaleza não é tão simples. Diversas indecisões surgem sobre quais as estratégias de marketing são mais eficazes ou quais são mais apropriadas para seu negócio. Entretanto, são essas reflexões que permitem as grandes empresas manterem-se à frente dos seus concorrentes.

Por isso, entender os tipos de marketing digital em Fortaleza e como um bom plano de marketing digital é vital para que sua empresa se mantenha vendendo mais no mercado de forma sustentável e crescente.

Para se ter uma boa estratégia de marketing digital em Fortaleza é necessário que o empreendedor se atualize constantemente em busca de melhores práticas.

Neste texto, analisaremos como atrair clientes com uma boa estratégia de marketing digital e ofereceremos dicas para você aplicar todas as estratégias de marketing digital em Fortaleza em seu negócio.

A estratégia de marketing digital em Fortaleza deve fazer sentido para quem cria e é importante que todas as partes cooperem, para que seja agradável ao público. Isso é agregar valor à sua marca ou empresa, ou tudo puxa para o mesmo lado ou sua empresa apenas produzirá algo esquecível para o mercado.

É preciso deixar um legado

O processo de planejamento do marketing digital é onde se define o objetivo geral que se espera causar. A percepção de benefício do público por meio do marketing digital em Fortaleza vem de uma união muito forte entre marketing estratégico e propaganda criativa.

O que dificulta o marketing digital em Fortaleza é que muitas empresas não sabem unir esses dois, se posicionando e comunicando de forma desordenada. As empresas sem identidade deve-se justamente por isso, pois falta um norte estratégico definido por meio do marketing.

É a triste realidade da maioria das empresas. Elas acreditam que o produto que criaram é muito bom, mas o posicionam de forma ruim, sem nenhuma análise do mercado.

O que é marketing? E o que é marketing digital?

Marketing é uma palavra em inglês, que em português significa mercadologia (estudo de mercado). Entretanto ainda existe muita confusão sobre o que é e como utilizar o marketing.

Segundo Philip Kotler, o conceito de marketing é:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados.

Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de rendimento. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados.”

Em resumo, marketing é entender um segmento de mercado e o seu público, para então posicionar a empresa e um ou mais produtos para atender as demandas.

Apenas a partir daí deve-se definir um posicionamento tático. Inicialmente em 4 áreas – conhecidas como os 4 p’s do marketing: produto, preço, praça (local de disponibilidade) e promoção (que é a divulgação).

O marketing digital é muito semelhante conceitualmente. Pois faz parte do mesmo estudo tático do mercado e do público, só que na internet.

Aliás, o digital oferece muitas vantagens para empresas que não atuam na internet. A leitura habitual de públicos feita por meio do Google e redes sociais, afinal das contas, ela oferece informações úteis para qualquer tática de marketing digital em Fortaleza offline.

Formas de vender mais a partir de uma estratégia de marketing digital em Fortaleza

Frequentemente confundem-se canais de marketing com estratégias de marketing. Afinal de contas, todo dia surge uma ferramenta nova e outra perspectiva na propaganda.

Vamos estabelecer que canais de marketing são veículos de propagada, enquanto estratégias de marketing são metodologias que deliberam a aplicação e assimilação dos canais dentro da estratégia de marketing.

Canais de marketing mais populares:

  • Televisão
  • Rádio
  • Revistas e Jornais
  • Mídia Digital OHH (out of home – os recentes painéis de LED gigantescos e telas em ônibus e elevadores)
  • Sites
  • Facebook, Twitter e outras redes sociais
  • YouTube
  • Links patrocinados
  • Sites otimizados com SEO
  • Editoriais online como blogs de cultura pop
  • Email marketing
  • Aplicativos como Whatsapp, Foursquare e etc

Branding e estratégias de marketing digital em Fortaleza

O branding consiste em implementar todas as estratégias de marketing listadas para que sejam utilizadas para agregar valor à marca e dessa forma obter uma fidelidade do público.

Um bom branding nunca pode estar inferiorizado à uma ação de marketing (que não tem a ver apenas com logotipo e design). Todos os planos de marketing escolhidos precisam levar uma mesma imagem sobre a sua marca.

Estratégias de marketing para vendas digital em Fortaleza

Esses métodos podem ser estratégias de marketing para pequenas empresas, para isso é necessário criatividade.

Marketing Direto digital em Fortaleza

Todo empresário, mesmo que sem intensão, já utilizou alguma prática de marketing direto.

Consiste em todas as mensagens enviadas por empresas para pessoas sem nenhum intermédio. Como promoções, parceria comercial entre estabelecimentos parecidos e todas as ações que transmitem diretamente o produto e a marca como panfleto, telemarketing, folder, site e etc.

Marketing Indireto digital em Fortaleza

O marketing indireto consiste no pensamento de que quem não é visto não é lembrado. Normalmente mais utilizado por empresas de médio e grande porte.

Abrange todas estratégias de circulação do logotipo e uma mensagem breve, como um slogan, em ambientes não publicitários. Se por exemplo, você sabe quais são os patrocinadores programa favorito, isso é marketing indireto.

Organizar eventos para o seu mercado local é uma dica boa de dica de marketing indireto para empresas de pequeno porte.

Marketing Digital em Fortaleza

O marketing digital constitui em um conjunto de estratégias de e ações feitas na internet. Por ser bem mais interativo, barato, ágil e mensurável ele se diferencia do marketing tradicional. Isso permite que você faça muito mais com menos tempo e investimento.

É por meio do marketing digital que é possível delinear técnicas de marketing digital como redes sociais, remarketing e desfrutar ao máximo de todos os privilégios da tecnologia da informação, por exemplo automações de marketing, sistemas que gerenciam e destacam novos clientes online.

Marketing de Relacionamento digital em Fortaleza

É uma técnica muito simples, trata-se de todas as ações que tem o objetivo de fidelizar clientes. Ele possui muita importância, pois o custo de aquisição do cliente é bem maior do que o custo para mantê-los.

Marketing Social digital em Fortaleza

Empresas em caráter institucional praticam Marketing Social. Baseia-se em ações que amenizam problemas sociais como saúde pública, educação, transportes e nutrição. Nesta estratégia a prioridade é o bem-estar social.

O marketing social recebe muitos investimentos de empresas com o objetivo de promover seus produtos. Essa prática invalida qualquer iniciativa de deste tipo de marketing, pois indica um caráter egoísta e de lucro em situações onde pessoas estão fragilizadas em vez de agregar valor a uma causa social.

Marketing por Dados digital em Fortaleza

Nesse tipo de marketing utiliza-se informações precisas e atuais. O marketing por dados está além do marketing digital, pois se ele utiliza um maior número de informações.

Para que isso seja possível ele colhe e analisa dados do público, empresas e objetos por meio de tecnologias avançadas como Big Data para garimpo e cruzamento e Machine Learning para aprendizado e apoio para insights.

Esse tipo de marketing ainda é muito usado inicialmente em grande parte das empresas, pois ele possibilita o profissional de marketing ter um conhecimento breve sobre o posicionamento, vendas e perspectiva do público.

Automação de Marketing digital em Fortaleza

Há grande semelhança com Marketing de dados, mas na automação de marketing existe uma substituição da mão de obra humana em certos processos de marketing.

A diferença do Marketing por Dados é que ele não possui uma Inteligência Artificial mais robusta e trabalha com dados menos específicos

A automação de marketing é a criação de uma máquina que automatiza as ações repetitivas do profissional de marketing. Pode ser aplicada em funis de marketing, automação de email, ligações e chat bots com respostas padronizadas.

Marketing de Permissão ou Marketing de Atenção digital em Fortaleza

Esta estratégia de marketing se baseia principalmente em storytelling, ou do inglês “permission marketing. Consiste em um conceito criado por Seth Godin, passado em seu livro Permission Marketing: Turning Strangers Into Friends and Friends Into Customers de 1999.

A ideia consiste que as pessoas precisam dar seu consentimento para marketing.

O mais importante que o público pode oferecer não é o dinheiro e sim atenção. E isso se torna mais real com a imensa quantidade de informação compartilhada na internet.

O importante é atrair o público com algo que gostem e depois fechar negócio. Por exemplo, podemos ver isso feito com Newsletter, isso implica em tirar o seu produto do alvo das ações e colocar o público e seus desejos.

Seth Godin intitulou as demais mídias como o marketing de interrupção. Embora isso seja real elas também são importantes como complemento de Marketing Direto a estratégias de marketing de atração.

Segundo Seth Godin é difícil conseguir essa permissão pois ela não vem com uma inscrição em uma Newsletter. Pois sempre deixa dúvidas a e se ela é ignorada ou gera alarde por parte da sua comunidade mais engajada? Então, sua mensagem tem relevância para o grupo?

Marketing de Conteúdo digital em Fortaleza

Se assemelha muito com Marketing de Permissão, entretanto em vez de atrair a atenção do público o marketing de conteúdo irá produzir conteúdo para atração. Ele é ligado à blogosfera e ao Google, pois é por meio dessa ferramenta que ocorre o Retorno do Investimento (ROI).

O conteúdo pode ser textos, vídeo, podcast, livros digitais, ferramentas e qualquer tipo de mídia desejada pelo público.

Inbound Marketing Ou Marketing De Atração digital em Fortaleza

O inbound marketing é um conjunto de várias estratégias, mas derivou principalmente do marketing de permissão. Brian Halligan e Dharmesh Shah propôs o termo em seu livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.

Essa estratégia de marketing parte do princípio que o público deve encontrar a empresa, e não o contrário. A metodologia ocorre em 4 passos:

  • Atrair audiência por meio de conteúdo e mídia digital paga;
  • Converter essa audiência em Leads;
  • Vender por meio de um funil de vendas;
  • Encantar com relacionamento e ações de pós-venda para geração de promotores da marca.

Outbound Marketing digital em Fortaleza

Se assemelha com Marketing de Interrupção, esse termo surgiu para contrapor o inbound marketing. Consiste em toda ação de marketing direto tradicional usada para divulgar o produto e o preço.

Trade marketing digital em Fortaleza

Tem relação com a globalização de produtos para muitos consumidores. O trade marketing trata-se de um conjunto de táticas de marketing de PDV (ponto de venda que engloba atacadistas distribuidores, varejistas e atacadistas) que envolve os 2 p’s do Marketing, que é a Praça (distribuição) e Promoção.

Marketing Promocional digital em Fortaleza

O marketing promocional consiste em promoções de produtos ou serviços que agreguem valor imediato à marca garantindo a ger vendas, fidelização ou uma nova experiência com a marca.

É uma das estratégias de marketing direto mais tradicionais. Pode ser executada por meio da distribuição de produtos, eventos promocionais, ofertas monetárias como descontos ou não monetárias como compre 2 e leve 3 e assim por diante.

Marketing de Ativação digital em Fortaleza

Consiste em executar ações que divulguem a marca para o público-alvo como eventos, peças de propaganda criativas dentre outros. O importante no marketing de ativação é a experiência, pois tudo precisa ser planejado de forma que gere uma experiência excelente. Assim, o consumidor terá uma lembrança positiva em relação a marca.

Marketing de guerrilha ou Marketing de Criatividade digital em Fortaleza

Trata-se de ter ideias produtivas com custo baixo. É uma das estratégias de marketing mais adoradas entre profissionais de marketing e publicitários que não possuem grande destaque. Consiste em trazer o máximo de impacto possível com poucos gastos.

A expressão foi inventada pelo publicitário estadunidense Jay Conrad Levinson .Inspirado com a guerra do Vietnã nos anos 70, ele trouxe insights dos vietnamitas. Eles venceram limitações utilizando táticas de guerrilha e assim, venceram diversos adversários.

Marketing Viral digital em Fortaleza

Consiste em tornar algum produto muito popular, muito comum em músicas se tornando o que chamam de “hit do verão”. Sempre há uma música que os versos ficam na mente de muitas pessoas, você por exemplo já cantarolou algum verso de alguma música mesmo não sendo de seu gosto musical.

O marketing viral é a propaganda para grudar e contagiar as pessoas, e a chave dessa estratégia de marketing é a criatividade. Ele pode ser usado junto com com diversas outras estratégias de marketing, sendo direta ou indireta, online ou offline.

Marketing de Crescimento Acelerado digital em Fortaleza

Também conhecido como Growth Hacking é o marketing orientado a experimentos.

As táticas de Growth Hacking surgiram no meio digital e possuem muita dinâmica. A Taxa de Conversão é fundamental nessa estratégia. Existem diversas táticas de growth hacking.

Marketing de Nicho digital em Fortaleza

Trata-se de uma estratégia de posicionamento de negócio ou produto. Nessa estratégia identifica-se oportunidades de mercado orientadas a um público. a concorrência é menor. Por ser algo mais fragmentado, a concorrência é menor e o custo para executar outras estratégias de marketing é relativamente menor.

Marketing de Resposta digital em Fortaleza

Essa estratégia precisa ter paciência, pois em vez de ir ao mercado aplicando fórmulas mirabolantes, o empresário espera sinais do seu ambiente empresarial.

Esses sinais podem ser facilitados com pesquisas ou antecipação de tendências, por isso ele não é totalmente reativo. Assim, o empresário tem a certeza de onde estão as principais ameaças e problemas críticos do seu negócio.

Endomarketing digital em Fortaleza

É fundamental manter as pessoas informadas e engajadas no meio empresarial, e é isso que o endomarketing faz.

Essa estratégia de marketing se comunica internamente com os objetivos da empresa e trata de garantir que as equipes se mantenham unidas para cumprirem as metas e objetivos juntas. Por isso no endomarketing é comum as empresas realizarem ações promocionais como eventos e sorteio para as equipes de destaque.

Marketing de Exclusividade digital em Fortaleza

Quanto mais raro e procurado algo é, mais valor vai ter também, essa é uma regra geral da oferta e procura. Isso explica por que produtos limitados ou feitos sob medidas podem ser mais caros.

Essa é a tática do marketing de exclusividade e é possível aplicar a mesma lógica de várias formas, por exemplo, um produto de alta qualidade que só um grupo limitado de pessoas pode consumir.

Muitas redes sociais já utilizam o marketing de exclusividade fornecendo um número limitadíssimo de convites para algumas pessoas. E todas as novas convidadas também poderiam convidar mais alguns clientes exclusivos.

Marketing em relações públicas digital em Fortaleza

Também conhecido como Digital PR Marketing, é uma das estratégias de marketing que agrega mais valor à marca. Em resumo, essa tática determina esforços necessários para que os acontecimentos de mais relevância para a empresa da empresa sejam publicados por grandes veículos da mídia, .

A credibilidade surge de forma à associar por meio da união de marcas confiáveis de informação. Um jornalista que averiguou e atestou a veracidade do seu negócio possui mais estima, por isso, é comum divulgar essas notícias em suas páginas de fechamento e redes sociais.

Duas coisas que são essenciais para conquistar publicações são:

  • Possuir histórias boas que podem render notícias interessantes
  • Ter uma boa assessoria de imprensa competente.

Marketing de Fidelização

Conquistar cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente, segundo o pai do marketing Philip Kotler. Uma pesquisa do Sebrae apontou que 20% dos clientes fiéis equivalem 80% do faturamento de uma empresa. O importante nessa estratégia é manter os clientes fixos.

No fim das contas, são clientes que retornam que indicam a sua solução para outras pessoas. Por esse motivo que as empresas devem colocar a satisfação do cliente em primeiro lugar.

É importante que você aprenda a calcular o churn, pois assim saberá porque está perdendo clientes. A renovação constante de clientes significa uma perda direta para a concorrência.Por isso é fundamental que nenhum caso de reclamação se alongue sem soluções satisfatórias.

Cross-selling (venda cruzada) ou bundle Digital em Fortaleza

O cross-selling trata-se de uma das estratégias de marketing mais usadas. Afinal, ela é capaz de gerar aumento de rendimento imediato.

Você provavelmente já foi em uma padaria e se deparou com o balcão onde vende pães ao lado de onde havia suprimentos para o café. Isso é cross-selling!

Se você pretende praticar essa tática de marketing é importante que mapeie seus produtos e defina os que têm mais relação para que possam ser oferecidos juntos, ou com um desconto se adquiridos juntos.

Up-selling Digital em Fortaleza

É bem semelhante ao cross-selling. Essa estratégia de marketing funciona de forma que incentive o cliente realizar uma nova compra. Ela utiliza qualquer facilitador como desconto, promoções e novas formas de pagamentos.

Cross Media Digital em Fortalza

No cross media, a mídia possui total liberdade. Afinal de contas trata-se de uma união entre estratégias e mídias para realizar uma ação de marketing com sucesso. Tal ação pode começar em um comercial na televisão, se se estender em um jogo para smartphone e acaba no seu ponto de venda.

Marketing Sazonal Digital em Fortaleza

O Marketin Sanzonal consiste em as empresas adaptarem seus produtos de acordo com os períodos do ano. Isso se deve ao fato de que o mundo e o comportamento é guiado de acordo com as estações do ano e marcos culturais da sociedade.

Ignorar essas ações que possuem impacto na mudança comportamental da massa é um grande erro. É possível ver isso mais claramente em empresas ligadas ao estilo de consumo do verão, elas possuem campanhas especiais para cada época do ano.

Marketing Multinível Digital em Fortaleza

É uma tática muito utilizada no Brasil. Seguindo a mesma lógica da representação comercial, o Marketing Multinível consiste em você vender produtos de uma marca e ganhar comissões por isso.

Essa técnica pode ser ótima na sua empresa, pois pode garantir que você tenha milhares de vendedores em várias regiões. Entretanto é importante ter muito cuidado, pois embora seja uma ideia muito atraente muita pessoas constroem esquemas de pirâmide em cima dela.

Para saber se trata-se de um esquema de pirâmide ou um sistema de venda direta com marketing multinível basta observar a forma de obtenção de lucro.

Se todos os seus ganhos dependem da difusão de novos vendedores e não na venda de soluções, você pode estar em um esquema de pirâmide. Nesse tipo de negócio, promete-se muita realização, mas quem de fato lucra são os criadores do esquema.

Marketing de Comunidade Digital em Fortaleza

Bem parecido em essência com o Marketing de Fidelização. Imagine formas de criar uma sensação de pertencimento através das ações e soluções da sua marca. É importante que as que pessoas utilizam seu produto se identifiquem com sua marca de forma que percebam nela quase um estilo de vida.

A distinção entre marketing e propaganda

Não teria nenhum problema em confundir marketing com propaganda se ele não fosse confundido e sim substituído por ela.

O motivo de 60% das empresas irem à falência antes de completar 2 anos de vida é devido ao fato de que o marketing necessita de ter um caráter interno de planejamento enquanto a propaganda assume a execução dessa identidade.

Imagine se a maioria das músicas fossem compostas em tempo real, de frente para o público e no improviso. A chance de um insucesso seria muito alta não mesmo?

Propaganda sem marketing estratégico é um grande erro. A empresa precisa falar a coisa certa, para o público certo e no momento adequado. Só depois disso ela deve entregar o que promeuteu.

A orientação deve acontecer de forma prévia, sempre atendendo os desejos do público e mesmo que ele próprio não saiba o que quer. Dessa forma o marketing vai adaptar empresa e produto para as exigências do mercado antes mesmo de estar diante dele.

O que é propaganda?

A propaganda consiste em promover o produto e a marca por meio de canais de marketing. Tanto é que a palavra propaganda vem do latim propagare, que significa espalhar.

Praticamente tudo pode vim a ser um canal de marketing. Para isso é preciso ter criatividade, uma boa ideia para ser divulgada e dinheiro para investir.

É importante lembrar que fazer uma propaganda é diferente de se comunicar. Visto que a comunicação é uma via de mão dupla, a propaganda é uma mensagem direcionada ao público sem garantia de retorno. Marcas que são comunicativas dão voz ao seu público e consequentemente permanece na lembrança dele.

A propaganda é uma importante ferramenta no marketing, entretanto está abaixo dele. A melhor propaganda pode se tornar vazia se não tiver conteúdo prático do marketing. Quer dizer, tudo que a propaganda promete a empresa precisa entregar.

Propaganda e marketing precisam estar unidos para que a promoção da sua marca seja excelente. É por meio da propaganda que é possível saber como as empresas querem ser patrocinadas. É por meio dela também que as empresas se comunicam, sugerem soluções e para então vender.

A propaganda precisa ser persuasiva, mas não no sentido de convencer o público a comprar o produto e sim de transmitir uma mensagem que entretenha o público, mostrando como a marca pode ajudá-lo de forma comprovada.

É importante lembrar que muitas pessoas possuem o costume de mudar de canal para tentar pular a propaganda. É por esse fato que o inbound se sustenta na ideia que a propaganda deve ser feita de forma que atraia o público.

Como criar um plano de Marketing

De início é fundamental dar importância ao planejamento. Nesse estágio é importante não ter pressa, pois um pequeno erro pode resultar em um desatre.

No planejamento você deve primeiramente identificar uma oportunidade de mercado. Para esse fim é preciso adaptar a empresa e uma solução para isso. Feito isso, uma meta de marketing é estabelecida.

Você já decidiu como você vai cumprir a sua meta de marketing? Se você ainda possui alguma dúvida basta analisar:

  • O que levar em consideração para definir uma estratégia de marketing;
  • Analise o mercado e como se dá o processo de compra;
  • Quem é o público-alvo (cidade, idade, poder aquisitivo, interesses);
  • Quais são seus os seus principais concorrentes (mídias que ele consome, o que ele pesquisa online e etc)
  • Qual o objetivo de marketing (vendas, cliques, curtidas, share);
  • Quanta verba a empresa dispõe;
  • Quantos canais de marketing e ativações podem ser utilizados com essa verba de marketing;
  • Taxa de conversão (quanto de audiência é preciso criar para conseguir o objetivo de marketing)
  • Estabelecer um cronograma de marketing com milestones previstas

Dessa forma você vai conseguir formar uma boa estratégia de marketing. Não se assuste se sua estratégia não for efetiva logo de início, como o mercado é dinâmico a chance de você acertar na primeira vez é bem baixa.

Você precisa ficar atento no seu Plano de Marketing. Talvez seja ser necessário você ajustar a direção que as ações estão sendo executadas.

Por isso continue disposto a fazer mudanças. Lembre-se, um bom plano de marketing deve ser flexível e adaptável. Esqueça planos de marketing e campanhas de propaganda para o ano inteiro.

Tenha cuidado, pois tudo pode ser mais rápido e agressivo. Antes um erro de marketing demorava muito para repercutir. Basta agora piscar os olhos para ver um mercado inteiro se desajustar. Por exemplo, em 2016 o transporte com a chegada do Uber.

Os desafios e benefícios para adotar uma Estratégia de Marketing em Fortaleza

Um grande benefício em ter um planejamento que conduza todas as ações de marketing é ter a garantia de uma união na comunicação, pois afinal tudo puxará para o mesmo lado.

Isso ajudará a sua empresa, pois essa harmonia da propaganda ao ponto de venda, com o auxílio de estratégias de marketing, que atrai clientes fiéis à sua marca.

Qual a melhor estratégia de Marketing Digital em Fortaleza?

Cada empresa é diferente, por isso uma estratégia não vai necessariamente funcionar para todas. A melhor estratégia de Marketing Digital em Fortaleza é a que você pode analisar, planejar, executar e mensurar. Você pode aplicar uma estratégia de marketing ou várias, depende de como a sua empresa funciona. Normalmente as grandes possuam muitas táticas e estratégias para se destacar no mercado. É como se fosse uma guerra, cada nova forma de tirar da concorrência e colocar no seu bolso deve ser empregada.