O que todo empresário precisa saber sobre Marketing Digital

o que todo empresario precisa saber sobre marketing digital

O que todo empresário precisa saber sobre Marketing Digital

Você dono de empresa deve se perguntar, o que todo empresário precisa saber sobre Marketing Digital? Vamos ver em seguida todos os principais tópicos.

O marketing digital engloba as ações realizadas na internet para divulgação de empresas e produtos, com o objetivo de aumentar mercado e gerar vendas. No Brasil ultrapassamos 100 milhões de internautas em 2013.

Os elementos mais conhecidos são desenvolvimento de website, otimização de sites para buscadores (SEO, Google, Bing, Yahoo, etc.), campanhas patrocinadas no Google (Adwords). Campanhas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin), e-mail marketing, patrocínios em blogs e mídias digitais e comércio eletrônico através de lojas virtuais.

Há ainda estratégias mais ousadas, como desenvolvimento de aplicativo para celular (Iphone e Android), compartilhamento de planilhas e redes de afiliados.

Independente das ações, é fundamental gerar conteúdo de qualidade

Compartilhando o conhecimento de negócio, mostrando o que sua empresa é capaz de fazer pelos clientes.

Para colocar em prática estas ações é necessária uma equipe composta por profissionais com conhecimentos distintos, e um trabalho sincronizado e constante, que pode ser um departamento interno de marketing digital ou uma agência digital profissional.

Independente do caminho escolhido, o empreendedor ou os líderes de marketing e comercial devem conhecer os elementos básicos, para acompanhar os resultados e direcionar as decisões de investimento. O volume de investimento faz a diferença, mas não significa que é proporcional ao desempenho.

5 dicas de marketing digital que todo empresário precisa saber

1) O site da sua empresa é ainda o ponto central, mais importante

Segundo pesquisas nos Estados Unidos, 72% dos negócios entre empresas inicia através de consulta ao site da empresa. Todas as ações de marketing digital vão levar ao site, e até mesmo o compartilhamento de um cartão de visitas em uma feira vai levar a uma pesquisa no seu site.

Tome como exemplo o seu comportamento enquanto consumidor e empresário. Reflita sobre o quanto um bom website lhe ajudou nas tomada de decisão na escolha de um fornecedor. Sendo assim, comece pelo começo.

2) Compartilhe conhecimento, gere conteúdo (artigos, blog, site)

Escreva sobre sua experiência e conhecimento agregado. Não estamos falando em contar suas fórmulas secretas, mas em gerar informação relevante. Aquelas que você falaria para qualquer outro empresário, ou costuma falar nas negociações comerciais.

3) Para cada segmento existem ações que geram mais resultado

São tantas ações possíveis, por onde devo começar? Onde devo concentrar meus investimentos? Esta pergunta é muito comum aos empreendedores, e faz sentido. Por exemplo, vendas pelo Facebook faz mais sentido para varejistas do que indústrias. E-commerce tem mais resultado para empresas com produtos de nicho, ou exclusivos. E-mail marketing tem mais resultado para compras por impulso. Antes de investir, estimule sua agência de marketing digital ou seu departamento de marketing a prover argumentos que defendam os caminhos escolhidos.

4) O mercado digital está acelerado, suas estratégias de 2 anos atrás podem não funcionar mais

Reflita sobre que tecnologias (aparelhos, serviços, sites, aplicativos) você usava há 2 anos atrás para sua empresa ou na sua vida pessoal. São os mesmos de hoje? Design, funcionalidade, comodidade? Provavelmente não. As suas estratégias digitais do passado podem não fazer mais sentido. Desapegue, lembre-se que se falhar estará abrindo mão de uma fatia do mercado que inicia seus negócios na internet.

5) Siga as grandes empresas, é possível replicar estratégias com seu orçamento

Este canal de vendas é único. Você pode abrir 10 filiais para aumentar suas vendas, arriscando que uma ou mais não deem certo por diversos motivos. Caso sua empresa falhe na utilização na estratégia de vendas online, estará desperdiçando todo este mercado. Entenda o que isto pode lhe representar, é fácil obter estes números. Para não errar, inspire-se nos grandes do seu segmento. Dentro do seu orçamento é possível priorizar algumas estratégias de marketing digital. Os investimentos são proporcionais ao alcance desejado.

Mensurável, escalável, amplitude de alcance e em crescimento. O marketing digital pode lhe abrir portas e levar sua empresa para clientes improváveis.

Quais as principais vantagens do Marketing Digital?

1 – Alta segmentação – Impactar as pessoas certas

As principais plataformas de marketing digital possuem uma capacidade de segmentação muito eficiente e assertiva.

O Facebook, por exemplo, proporciona aos seus anunciantes a opção de segmentar o público por interesses, nível acadêmico, profissão, estado civil, entre outros. Ou seja, uma marca pode direcionar suas ações para pessoas bem específicas, como por exemplo, engenheiros, pós graduados, que gostam de viajar, são pais de crianças de 0 a 3 anos, divorciados, que farão aniversário daqui a 1 mês, que usem Iphone e que estejam conectados à rede WI-FI.

Além disso, entre outras plataformas, temos também o Google, que proporciona ás empresas divulgarem suas marcas ou seus serviços para pessoas que estão pesquisando exatamente sobre os negócios de seus anunciantes. E também o Linkedin, que veiculam publicidade de anunciantes de acordo a profissão, o nível hierárquico, o ramo do profissional e até a empresa a qual o público-alvo selecionado trabalha.

2 – Mensuração – Ver os resultados com clareza

No Marketing Digital podemos mensurar cada ação e analisar os detalhes dos resultados de cada campanha realizada: quantas pessoas de fato viram, clicaram ou compraram; quem são essas pessoas; de onde vieram; entre outras informações.

Os canais digitais permitem mensurar o retorno com mais precisão que qualquer outro canal de marketing. Esta riqueza de detalhes na mensuração possibilita o aprofundamento do conhecimento de seu público-alvo e a otimização dos resultados das campanhas e também fazer uma análise preditiva, identificando qual será o resultado das ações antes mesmo delas serem iniciadas.

3 – Custo benefício – menos gasto por mais resultados

O custo da publicidade on-line é bem inferior a outros formatos, como por exemplo TV, Rádio e impressos, e o retorno pode ser bem maior, dependendo do trabalho realizado.

As principais plataformas de marketing digital possuem um modelo de negócio baseado em CPC (Custo por Clique), ou seja, você só paga se o usuário clicar em seu anúncio.

Deste modo, cada centavo pode gerar resultado. Muitas vezes se consegue fechar um negócio de milhares de reais que se inicia por meio de um clique que custou menos de 1 real.

Verdades sobre o Marketing Digital que todo empresário precisa saber

Não, o seu negócio não precisa ser uma loja on-line para levar o Marketing Digital à sério. Não tem escapatória, a tecnologia mudou nossas vidas por completo, e o marketing antigo não funciona mais. Por isso o marketing digital é algo que toda empresa deve levar em consideração.

Se você ainda está um pouco perdido neste novo mundo digital cheio de informações e constantes inovações, então você precisa saber estas 7 verdades sobre o Marketing Digital que desvendamos para você.

1. O jeito internauta de viver

O jeito internauta de viver pode ser chamado também de a “internetização das coisas”. É um fenômeno onde as coisas e acontecimentos mais corriqueiros do dia-a-dia podem ser publicados numa rede social e serem incríveis. Em outras palavras, os nossos celulares se transformaram em um poderoso diário pessoal, só que com acesso aberto (pode isso produção?). E a sua empresa está preparada para lidar com o jeito internauta de viver? Pensar no impacto que o seu produto ou serviço tem na vida dos seus clientes já é um começo.

2. Micro-momentos

A maneira mais fácil de definir esta questão é relacionando ela com a compra por impulso. A portabilidade e acessibilidade do mundo das ofertas e lojas digitais para ser atrativo, devem ser super rápidas, ou seja, são micro-momentos. Funciona assim: você tem segundos para mostrar como a sua empresa pode suprir a necessidade do seu cliente, e com a internet, este cliente espera que você esteja presente 24h por dia onde quer que ele esteja.

3.Celular é rei

O público não está atrás de seus computadores por apenas 30 minutos por dia. Pelo contrário, as pessoas tem passado cada vez mais tempo conectadas em seus dispositivos móveis à todo momento. Na verdade, 60% das pessoas acessam redes sociais, email e consultam sites na palma da sua mão, através dos celulares. Ainda não se convenceu? O Brasil é o terceiro País no mundo que fica mais tempo online no celular, sendo que esse número triplicou nos últimos 3 anos.

4. Desenvolvimento de uma marca

A definição de marca para os marketeiros de plantão mudou. Uma vez marca apenas se referia a imprimir cartões de visita, ter um site com uma logo bem grande e criar uma boa impressão na fachada da empresa. Agora, uma marca é muito mais do que uma questão de harmonia de cores. Ela é a reputação, é o relacionamento com o cliente, ela é a maneira como você interage. Basta uma ação infeliz de um colaborador para o cliente errado, por exemplo, para talvez arruinar a imagem da empresa com tantos, ou mais, internautas que você já pensou em atingir.

5. Fazendo as pessoas entrarem porta à dentro

De acordo com Edward James (CEO do Go Up), “Antes o SEO era mensurado pela quantidade de tráfico que se tinha em um site, marketeiros digitais fizeram sua fama fazendo as pessoas entrarem porta à dentro de uma empresa. Antes, o que acontecia depois que a pessoa entrava no site não era levado em conta.

Agora as responsabilidades dos profissionais do marketing digital levaram o conceito de relacionamento com o cliente a um novo nível. Na verdade é bem mais do que fazer o cliente entrar porta à dentro, é monitorar a maneira que ele pensa e como se comporta durante o inteiro processo de decisão de compra. O maior desafio do profissional de marketing não é concentrar as ações nos passos decisivos de compra do cliente. Mas sim fazer com que a experiência de compra deste cliente seja tão boa que ele volte a comprar novamente. E indique este produto ou serviço nas redes sociais.

6. Aplicativos

Os aplicativos são os queridinhos do momento. Basta dar uma olhada rápida nos comerciais de TV, você vai ver que as empresas estão não somente ofertando seus produtos, mas também as facilidades e praticidades que seus aplicativos podem oferecer para seus clientes. E o que todo empresário precisa saber sobre Marketing Digital em Fortaleza é que apps são importantes.

A verdade é que muitos consumidores preferem baixar os aplicativos do que acessar o site das empresas. Os Apps vem roubando a cena! Talvez por serem mais rápidos, acumularem maior número de informação e serem mais específicos. Ter um acesso para a sua empresa direto da tela do celular do seu cliente é realmente atrativo, não é?

7. Transmissões ao vivo

Transmissões ao vivo estão crescendo cada vez mais nas redes sociais. E sabe porque? Porque vídeos conectam mais. Muitas empresas não deram a devida atenção às transmissões ao vivo, ao invés disso, trataram as lives como meras novidades que logo cairiam no esquecimento.

Se você pensa assim, nunca subestime a vontade de um cliente de ver o que acontece nos bastidores. O marketing digital está sendo mais interativo do que nunca, e parte desta evolução vem do fervilhar de lives que aumenta a cada dia em todas redes sociais.

O marketing digital não é algo para ser ignorado se você quer ter sucesso no seu negócio. E se você ainda não começou, não existe mágica: Comece agora!

Mais dicas de marketing digital que todo empresário precisa saber

O marketing é a alma de qualquer empresa seja ela pequena, media ou grande – sem ele, a instituição terá a certeza de que pode afundar.

Assim, o que todo empresário precisa saber sobre Marketing Digital é procurar aumentar a sua produtividade com truques simples, divulgamos três dicas marketing digital em Fortaleza.

Social Media. Aumente as suas mensagens

Dê o seu conteúdo de mídia social um impulso. As empresas estão vendo que está cada vez mais difícil fazer com que a sua mensagem seja ouvida.

Pelas estimativas mais recentes, o Facebook está mostrando apenas 6% de teor de negócio para a sua base de fãs. Então dê o seu conteúdo um impulso pago. Se você tiver mais de 100 likes em sua página, um botão ‘promover’ será exibido na parte inferior de cada post. Use-o. Você pode fazer a sua mensagem ser vista por milhares de usuários únicos.

Porém, é fundamental que tenha um profissional qualificado para que responda todos os comentários e questões abordadas pelos clientes. Cadastrar-se em redes sociais para dizer que está lá, é bobagem. Antes de colocar o nome da sua empresa em uma rede social, vale mais saber qual é seu público e quais assuntos serão abordados.

SEO. Alie-se a seus concorrentes

Crie um Alerta no Google para os seus concorrentes. Descubra onde eles estão sendo mencionados e em que contexto. Então, veja se há oportunidades de ser mencionado ao lado deles. Muitas vezes, os jornalistas e editores vão escrever sobre uma marca e estares abertos à inclusão de uma marca semelhante para paridade.

Blog. Compartilhe conhecimento, gere conteúdo (artigos, blog, site)

Escreva sobre sua experiência e conhecimento agregado.

Não estamos falando em contar suas fórmulas secretas, mas em gerar informação relevante. Aquelas que você falaria para qualquer outro empresário, ou costuma falar nas negociações comerciais.

Mesmo as pequenas empresas devem estar conectadas e com foco na comunicação digital.

Pois é aí que estão os futuros clientes.