O que é marketing digital

O que é marketing digital

O marketing digital em Fortaleza oferece a perspectiva de aumentar e melhorar as interações e relacionamentos com clientes atuais e potenciais, através, por exemplo, de redes sociais, sistemas de mensagens instantâneas e aplicativos móveis (apps).

Para isso, o marketing digital em Fortaleza guia-se através de um processo de quatro etapas: alcançar, agir, converter e entreter. Confira abaixo os principais conceitos e estratégias-chave de cada etapa.

ALCANÇAR

A estratégia de alcance consiste em construir em Fortaleza, nos prospectos e nos clientes, a consciência sobre a sua marca. Existem seis maneiras principais de se fazer isso:

 Search Engine Optimization (SEO): Mecanismo usado para afetar a visibilidade de sua página na web em Fortaleza, através de uma ampla combinação específica de palavras-chave ou frases, resultando em uma classificação orgânica nas páginas de resultados de pesquisas dos motores de busca.

Pay Per Click (PPC): É um modelo de publicidade na internet usado para direcionar o tráfego para sites no Ceará, onde os anunciantes pagam – geralmente ao proprietário do site – quando o anúncio recebe um clique. Com os motores de busca, os anunciantes normalmente usam frases ou palavras-chave relevantes para o seu mercado-alvo.

Marketing Afiliado: O marketing afiliado é um tipo de marketing baseado em desempenho, no qual uma empresa em Fortaleza premia um ou mais afiliados por cada visitante ou clientes trazidos pelos esforços de marketing daquele afiliado. Essa estratégia tem quatro jogadores fundamentais: o comerciante (“varejo” ou “marca”), a rede, o editor e o cliente.

 Publicidade Online: Os anúncios online, em formato de banner ou vídeo-propaganda em Fortaleza, são colocados em outros sites com o objetivo de gerar publicidade sobre o seu site e gerar clique através do site anunciante para o seu.

Relações Públicas Online: Está intimamente associada com a melhoria dos resultados em Fortaleza de muitas das outras técnicas de comunicação de marketing digital, em particular, as mídias sociais, SEO (link-building), marketing afiliado e de marketing viral marketing/boca a boca.

AGIR E CONVERTER

Persuada os visitantes a interagir e converter em Fortaleza ao conectá-los com o conteúdo e ofertas relevantes.

 

Otimização da taxa de conversão: É o processo de otimizar o negócio em si. Inclui a revisão de todo o processo, desde o anúncio inicial e geração de leads, até o acompanhamento do processo pós-venda em Fortaleza. O objetivo é identificar quais partes do funil de vendas estão produzindo maior ganho com o mínimo de trabalho. 

Gerenciamento de Ecommerce: O comércio eletrônico inclui uma série de transações que podem ser sumarizadas em três categorias: varejo, serviços financeiros e viagens. Há uma visão mais ampla do comércio eletrônico, que inclui operações não-financeiras também, como B2B, geração de leads e e-mail marketing, que cobrem em outras partes do site. 

Geração de Leads: É uma atividade fundamental para qualquer empresa, pois esta é a conversão inicial para envolver os visitantes no site e encorajá-los a começar a comprar.

Otimização da home page: A página inicial recebe muita atenção, sendo muitas vezes o ponto de entrada principal para o site. Portanto é preciso certificar-se de passar a mensagem certa logo de cara e obter um tráfego de visitantes constante.

Otimização das landing pages: Uma landing page é a página para qual o visitante é redirecionado quando clica em um anúncio. Pode ser uma home page, mas tipicamente e preferivelmente, uma landing page é uma página com uma mensagem focada sobre o produto ou serviço oferecido no anúncio.

Testes AB ou Testes Multivariados: Os testes multivariados permitem diferentes páginas-teste simultâneas para todas as combinações e variações de elementos da página que estão sendo testados. Estes possibilitam a selecção da combinação mais eficaz de elementos de design para alcançar o objetivo desejado. Isto contrasta com o Teste AB, que testa duas versões diferentes de uma página ou um elemento de página, como um título, imagem ou botão. As alternativas são servidas alternadamente com os visitantes da página dividida aleatoriamente entre as duas páginas.

ENTRETER

 

A última etapa da estratégia de marketing é entreter, isto é, reter a atenção e construir relacionamentos com os clientes e prospectos, a fim de incentivar repetidas visitas e vendas.

 

Marketing de conteúdo: De acordo com Joe Pulizzi, marketing de conteúdo é o processo como uma marca cria, entrega e gerencia conteúdo original ou que passou por uma curadoria, para atrair e reter clientes, posicionando-a como especialista credível e, em última análise, motivando uma mudança no comportamento.

 Newsletters e e-mails promocionais: Ferramentas-chave de comunicação com o cliente/público-alvo para a maioria das empresas, mesmo com marketing de mídia social.

Estratégia de comunicação de e-mail: Define o valor que você pode atribuir a diferentes públicos-alvo através da gama de diferentes tipos de e-mail para maximizar a resposta.

Serviço de atendimento ao cliente: A Internet é, muitas vezes, o primeiro lugar onde os clientes procuram suporte, mas nem sempre isso se dá no site da empresa. Em vez disso, plataformas como o Twitter ou um site como o Reclame Aqui. Se você oferecer um ótimo serviço de atendimento ao cliente, poderá poupar custos e clientes insatisfeitos.

 Marketing móvel ou Mobile Marketing: Abrange os dispositivos móveis, incluindo smartphones e tablets. Aplicativos e SMS também se qualificam na categoria. Apesar de recente, o mobile marketing já é enorme, portanto, os comerciantes têm de manter o controle sobre as oportunidades de atingir seu público via dispositivos móveis e como tornar seus sites responsivos, visíveis e acessíveis neles.

 Gestão de relacionamento com clientes (CRM): É o processo que visa envolver os clientes e as clientes em potencial com a marca. Dado o poder do marketing de mídia social, muitas grandes empresas estão criando programas de CRM social para alcançar a transformação necessária para tornar as interações de mídia social eficazes.

 

No mundo do marketing digital há inúmeros jargões utilizados pela web. Esperamos que este artigo tenha desvendado os principais conceitos de marketing digital para você. Não deixe de comentar e deixar suas sugestões abaixo e até já!

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