Estratégia e execução de marketing digital nosso ponto forte

estrategia e execucao nosso ponto forte

Estratégia e execução de marketing digital nosso ponto forte

O Marketing digital, como muitos dizem, é a estratégia do futuro. E você provavelmente sabe o porque. É só olhar em volta! Não há quem não tenha acesso a internet através de vários dispositivos!

Mas antes de falarmos sobre estratégia, que tal uma breve definição do que é o Marketing Digital?

Pode-se dizer que é uma forma de divulgação do seu produto ou serviço por vias digitais. Por meio dessa divulgação, a empresa poderá criar desde posicionamento de marca até mesmo novos nichos: tudo depende de como a estratégia será trabalhada.

Ele traz diversas vantagens que podem desde ajudar a reposicionar sua marca até trazer mais clientes (e não qualquer cliente: clientes qualificados, prontos para engajar e consumir o que sua empresa oferece)!

Mas para entender estes benefícios, precisamos citar as vantagens de se aderir a este método de alcance digital. Acompanhe a seguir!

As vantagens de se aderir a este método de divulgação:

  1. Comunicação muito mais simples entre empresa e consumidor; ou seja: você vai aderir a novos canais de comunicação, vai ficar mais próximo do seu público e portanto, vai conseguir descobrir melhor o que ele precisa, pensa ou deseja;
  2. Possibilidade de ações próximas ao público, o que diz respeito à criação de ações que representem aquilo que quem você quer atingir apresenta de tendências e comportamentos;
  3. Seleção mais específica do público que a empresa deseja atingir: você não precisa mais “atirar para todos os lados” como foi brevemente introduzido anteriormente, você vai atrair um público muito mais qualificado se trabalhar de forma correta as fases de aquisição dos mesmos;
  4. Possibilidade da criação de campanhas instantâneas ou de longo prazo – o marketing digital por essência se trata de um método que gera resultados a longo prazo: mas a partir do momento em que sua estratégia funciona, campanhas rápidas podem dar um ótimo retorno de vendas ou geração de leads!

Mas não se engane: você precisa (e muito) da pesquisa e noções provenientes do marketing comum.

Assim como o marketing normal, deve-se trabalhar os famosos 4p’s. Não se esqueça então de sempre estudar seu produto, onde você o oferta, o que você oferece e como você pode promovê-lo.

E, importante salientar: antes de montar qualquer estratégia, é preciso pesquisar e planejar para depois produzir, e posteriormente promover e estimular a propagação do que você está divulgando.

Lembre-se: seu conteúdo deve ser acima de tudo personalizado (você precisa saber com quem você está falando e para quem você deseja vender seus produtos) e objetivo, direto ao ponto: quase ninguém passa muito tempo em uma página de pesquisa apenas quando se trata de pesquisa de produtos ou serviços. Mas veremos mais sobre isso quando falarmos de estratégias de modo mais específico.

Elas são o pontapé inicial em qualquer projeto, e dependem de alguns fatores, como os que veremos a seguir:

  1. Site

O site é extremamente importante, para gerar conhecimento do seu produto ou área de conhecimento ao seu cliente. Ele é capaz de gerar tráfego interessado na sua empresa, e encaminhar visitantes para suas redes sociais – onde eles vão poder interagir com você, diretamente.

E vale ressaltar: quando temos uma dúvida a ser esclarecida, o primeiro lugar no qual procuramos é, de fato, nos mecanismos de busca (leia-se Google).

Por isso seu site deve estar em dia com todos os tópicos referentes ao SEO, além de sempre dotado de conteúdos relevantes. Dessa forma, ele será indexado pelo buscador, e aparecerá entre as primeiras opções de procura do seu cliente.

E quer saber uma breve observação que pode te esclarecer a importância do SEO? As pesquisas feitas pelos clientes costumam se concentrar nas publicações de topo de qualquer mecanismo de busca, principalmente o google.

Portanto, se o seu conteúdo não é devidamente indexado, você vai sumir das buscas. E não vai conseguir tráfego.

Embora o ideal é que tudo isso ocorra de forma orgânica (natural, estimulada por bons conteúdos e boas técnicas de SEO, claro que existem formas pagas de se conseguir tráfego: basta apostar nos anúncios online (Adwords). Vamos falar mais sobre eles a seguir!

  1. Blog

O blog, página que, de forma ideal, estaria dentro do site, tem como objetivo principal gerar autoridade para sua empresa ao esclarecer as mais diversas dúvidas da sua persona. Nele, os conteúdos serão melhor aproveitados se trabalhados para reconhecimento dos problemas do seu público.

Trata-se de uma estratégia que envolve baixos custos a nível de investimento financeiro, e normalmente retorna um valor muito significativo em lucros para você.

  1. Redes Sociais

Atualmente, quem não usa pelo menos uma rede social? Não importa onde estamos: no ônibus, no metrô, no shopping…todos estão engajados quase o tempo todo no que acontece nas redes sociais.

Elas são uma forma de contato direto com o cliente, e oferecem respostas em tempo real ao conteúdo que você divulga (estamos falando dos seus serviços e estamos falando dos conteúdos do seu blog ou site, que também podem ser publicados através dessas mídias).

No entanto, elas têm um porém: não oferecem total controle sobre o que é veiculado a partir delas. Podem surgir tanto comentários e reações positivos, quanto negativos. Nesses casos, basta que você tenha desenvoltura e atenção suficientes para contornar quaisquer crises.

  1. Publicidade digital

Estamos falando aqui de mídia paga: tudo aquilo o que você pode investir quando se trata de vender seu produto na internet.

Temos alternativas como:

Native Advertising (Publicidade Nativa)

Trata-se dos anúncios feitos em listas – uma forma de publicidade em que as marcas criam seus anúncios em sites famosos, como por exemplo o Buzzfeed. Eles nada mais são que anúncios do Adwords, mas seguem o formato de busca do próprio buscador.

Mídia Display/Ad Networks

Lembra daquelas imagens que aparecem de produtos que você adoraria comprar, mas acabou desistindo?

Pois é. Eles voltam a aparecer para você em forma de mídia display, e esta é uma ótima maneira de atingir o seu cliente. Porém procure ter controle sobre as compras – evite exibir os mesmos anúncios para pessoas que já adquiriram seu produto e foque no pós vendas!

PPC (Pay per Click)

Onde seus anúncios são direcionados de forma paga, porém você pagará apenas pelos cliques que recebe. Método de publicidade comum quando falamos de Google e Facebook Adwords.

E depois de todos estes esforços e todas as fases de venda – desde a ajuda ao cliente relacionada ao problema pelo qual o mesmo está ou esteve passando, devemos fazer dois passos finais: o pós-venda e a mensuração de resultados de nossa campanha.

Pós-vendas

Como está o acompanhamento das vendas realizadas através do estímulo da sua estratégia de marketing? Os clientes estão voltando a comprar de você? Estão falando bem da sua empresa? Preste atenção nessas métricas: elas são muito importantes, e definem se a sua empresa irá sobreviver.

Portanto, é por isso que em toda estratégia desse tipo deve ser oferecido um tratamento especial ao cliente no pós vendas. Ele vai garantir que aquele cliente que adorou o produto ou a empresa volte a procurá-la, para fazer mais compras ou para indicar a pessoas próximas.

E os resultados, como podemos mensurar?

Para gerenciar qualquer estratégia de marketing digital, deve-se estabelecer ainda no planejamento de ações, quais métricas são os objetivos de análise da campanha.

Elas vão te dizer, em resumo, tudo aquilo que você precisa melhorar, corrigir ou até mesmo eliminar do seu planejamento e estratégia.

Elas podem ser relacionadas a tópicos como reações, curtidas e comentários, o que chamamos de “engajamento”, assim como podem também ser provenientes de: ROI (Retorno sobre o Investimento) e Custo de Aquisição do Cliente (CAC).

Elas vão te ajudar a definir sobre o andamento do seu investimento, e se os clientes captados a partir dele estão sendo bem aproveitados. Se estão gerando lucros a você.

Vale ressaltar que você não precisa fazer estes relatórios à mão. No mercado existem diversas opções de softwares eficientes que podem ajudar tanto no planejamento quanto na mensuração de resultados, e isso pode ser essencial para que você consiga se organizar e tenha tempo para focar nas estratégias a serem elaboradas ou reformuladas!

Conclusão

Este foi um breve vislumbre do que uma estratégia de marketing digital tem como pontos fortes para o desenvolvimento da sua empresa.

Se você ainda não aderiu a estratégias que recorrem a este estilo de divulgação e mensuração, não espere mais.

Procure uma empresa especializada no assunto, e aguarde: suas vendas vão melhorar, seu contato com o público será muito mais suave e efetivo e com certeza você notará, mesmo que a longo prazo, melhorias na venda e pós-venda da sua empresa!