Dicas de produção e construção de conteúdo em Fortaleza

Dicas de produção e construção de conteúdo em Fortaleza

Dicas de produção e construção de conteúdo em Fortaleza
5 (100%) 1 vote

Usar uma estratégia de construção conteúdo eficiente em Fortaleza é uma obrigação para empresas que desejam aumentar as visitas em seu blog e site e precisam desenvolver uma presença digital de relevância.

Você já sabe disso e seus concorrentes também, por isso a disputa por espaço aumentou e a necessidade da produção de conteúdo para sites e blogs de alta qualidade é ainda maior.

O impacto do blog como estratégia de aquisição e autoridade

O velho marketing é bem típico das décadas de 70 e 80, em que a televisão praticamente mandava em tudo. Um comercial na televisão de 30 segundos já era o suficiente para você alcançar toda sua audiência, os consumidores não iam nas empresas, mas empresas iam até eles.

Assim funcionava o marketing durante essa época, um anúncio era o suficiente para ampliar seu negócio e naquela época. O Jornal Nacional possuía em torno de 80% de audiência, mas hoje em dia possui 27% menos. Isso é o reflexo da força da internet e até mesmo do próprio Youtube substituindo a TV.

Antigamente, quem tinha dinheiro pra investir em anúncios e propagandas era quem mandava, mas no novo marketing isso é muito diferente.

No novo marketing é o consumidor que vai até a empresa. Hoje, ele procura, pesquisa e compara mais. O cliente é quem está no poder, e isso é ótimo tanto para eles como para as empresas se souberem aproveitar.

Uma das formas de você ser encontrado, reconhecido e se tornar autoridade no assunto, é por meio de um Blog.

Por que criar um Blog?

A maior ilusão que uma pessoa pode ter ao começar um negócio online é acreditar que somente as redes sociais conseguirão faze-lo prosperar.

Saiba primeiramente que o facebook muda constantemente partes de sua interface e funcionalidades, como a maneira que os anúncios e sua fanpage podem aparecer ou atuar.

Então, não dependa apenas de redes sociais pro seu negócio, pois não estará construindo no seu próprio terreno, mas usando o de outra pessoa.

O facebook, instagram e twitter são plataformas criadas para interação social, qualquer mudança na plataforma poderá lhe prejudicar, pois você  empreendedor não faz parte do público alvo deles. Tendo posse do site, eles possuem o direito de modifica-lo como quiserem. No final, você sempre estará pegando um terreno emprestado  e não construindo no seu.

Tendo um blog ou um site, você poderá criar suas próprias regras e possuirá total controle de tudo que publicar. O Blog deve ser o centro da estratégia de marketing do seu site em Fortaleza. No caso de todas as outras operações como áreas S.E.O, email, email marketing entre si eles estarão ligadas ao blog.

Resultados com Blog

Não sei se vocês sabem, mas ter uma lista de e-mails é um bom investimento. Ter pessoas para assinar seu conteúdo, receber os e-mails da sua empresa, do seu site e do seu blog é uma oportunidade de aumentar seu lucro. O e-mail é uma forma direta de comunicação, e uma das melhores formas de você fechar negócio, vendas ou qualquer tipo de conversão.

O blog atualmente possui em torno de 70 mil pessoas inscritas na lista de e-mail. Além disso, o blog ajuda a formar uma listas de e-mails, e traz autoridade, sem contar ótimo relacionamento com o público.

Nem todos possuem uma renda para iniciar os negócios. Se você está começando do zero, saiba que há outros como você, mas na hora da largada todo mundo é igual. Entretanto, algumas posturas e atitudes te ajudam a ganhar mais eficiência na corrida.

Se você tem um conhecimento no marketing digital, no blog, no artigo de conteúdo, então já está saindo na frente de muita gente.

Dicas para se destacar mesmo sendo iniciante nos negócios

Posicionamento

Qual é seu valor de diferenciação único? No que você é tão bom que você se diferencia de outras pessoas em Fortaleza? Qual é sua habilidade única? O que têm em seu site que fazem que as pessoas lembrarem exatamente de você?

Então o posicionamento é isso, você ser reconhecido por alguma coisa, procure se diferenciar, procure algo que só você faça no seu site que outras pessoas não estão fazendo.

Conteúdo Memorável

Pra isso eu preciso falar sobre o conceito de qualidade e quantidade. Acredito muito que a qualidade é maior, e que traz bem mais benefício do que a quantidade.

É bem mais vantajoso criar um artigo que seja extremamente transformador na vida das pessoas do que criar cinco artigos razoáveis e medíocres.

O conteúdo memorável precisa ser denso e reconhecido tanto pelas pessoas como pelo Google como um bom conteúdo. Artigos que estão acima de 2 mil palavras ou mais tende a ser melhor o ranqueamento para aquele o tema pesquisado.

Então, em primeiro lugar, normalmente ter mais palavras no artigo é bom para não ficar nos últimos lugares no ranqueamento do Google.

Formato de Conteúdos Memoráveis

Dez formas para se diferenciar com conteúdo e tornar ele memorável:

  1. Criação de Books, o próprio RD faz muito.
  2. Webinários.
  3. Vídeos.
  4. Minicursos, que podem ser entregues por e-mail.
  5. Infográficos.
  6. Planilhas
  7. Checklist
  8. Análise de Site, ferramentas para analisar o site.
  9. Concursos Online.
  10. Aplicativos online

Além disso, o conteúdo memorável precisa ser bem organizado, tanto nas palavras que se escreve quanto no visual. O fundamental para essa organização é você usar um mapa mental, que nada mais é que começar com uma ideia central e ir dividindo as partes que você quer falar.

Ao criar um artigo no seu site, é fundamental começar com uma ideia central e desenvolvendo algumas partes, e através dessas partes você vai fragmentando em outras. Dessa forma, você irá conseguir abordar diversos assuntos do tema central, e assim, conseguir conseguir envolver o seu leitor.

Tenha em mente que o leitor vai escanear seu artigo em busca dos temas principais. Ao fazer um artigo totalmente homogêneo, sem subtópicos  e sem nenhuma divisão do conteúdo, ele se torna chato e cansativo.

Por mais que seu conteúdo e sua mensagem estejam bem estruturadas, não dividir o conteúdo fará com que o leitor  perca o interesse rapidamente. Tente introduzir quebras de texto para que o leitor consiga diferenciar uma parte da outra, e coloque uma imagem a cada quebra de conteúdo.

O Efeito Mágico Multiplicador

É o clássico efeito bola de neve. Todo empreendedor que começa do zero, vai dando pequenos passos no alcance de seus objetivo.

É por meio de seu esforço e experiência adquirida que algumas ações vão se tornando mais práticas e rotineiras. Dessa forma, a bola de neve de experiência vai se tornando cada vez maior até se tornar uma avalanche.

Princípios de um Blogueiro de Sucesso

  1. Generosidade: Muitas pessoas acham que não é adequado compartilhar todo conhecimento que possui, e por isso, muitas vezes acaba se prendendo um pouco na hora de compartilhar ou de escrever um artigo. As pessoas que seguem seu blog em Fortaleza se interessam por seu conteúdo, e enxergam nele algo que as ajuda. Por isso, seja generoso, compartilhe suas experiências, ajude sem a intenção de receber algo em troca. Saiba que seu público se sente muito grato com atitudes assim, e passa a compartilhar seu conteúdo para que ele possa ajudar outras pessoas também. Assim, você estará trabalhando o princípio da reciprocidade, pois é uma relação mutuamente benéfica em que uma pessoa ajuda outra, e pela gratidão ela ajuda de volta.
  2. Autenticidade: As pessoas gostam de sentir que alguém que admiram possui características parecidas com as delas, e isso é o que fazem elas se sentirem como em um relacionamento. Por isso, seja autêntico, não deixe transparecer apenas suas qualidades e nem tente criar uma imagem forçada para si. Fale de si mesmo e pareça acessível. Seja autêntico também no seu blog, tenha uma palavra única e que permita as pessoas reconhecerem seu trabalho. Cada pessoa possui uma voz única. e tentar se passar por outra é muito ruim. Busque se sempre ser você mesmo, e aproveitar o blog. Você pode deixar transparecer isso até pelos os e-mails, tornando-os mais pessoais.
  3. Coragem: Quando você toma uma decisão que não é o status quo ou  mainstream você é criticado. As pessoas riem de você, e é complicado quando as vezes alguns amigos, familiares te dizem, “isso não vai funcionar, isso vai dá errado, com isso aqui você não tem chance alguma de conseguir sucesso” ou então “por que você está fazendo isso?”. Por isso, você precisará ter muita coragem e determinação para tomar suas atitudes. Saiba que independente do que você faça sempre haverá críticas boas e ruins. É preciso acreditar em você mesmo se quiser seguir em frente. Por mais maluca que seja a sua ideia e que ninguém acredite nela, com coragem você conseguirá colocá-la em prática. Use as críticas ao seu favor, analisando-as para saber em que precisa melhorar, mas não deixe que elas desestimulem seus objetivos.

Introdução bem feita

Capriche na introdução, elas darão a primeira impressão de seu site e isso pode ser decisivo no ganho de visitantes frequentes.

Estudos comprovam que 79% dos leitores escaneiam as páginas da internet, ou seja, eles não leem o conteúdo todo logo de primeira vista, mas procuram as palavras que chamam mais sua atenção de acordo com o tema abordado. Pra piorar, 50% dos usuários só leem em torno das primeiras 100 palavras do texto.

Perguntas

Você já sentiu aquele frio na barriga e o coração batendo mais forte? Você sente que alguma coisa está dizendo: “dessa vez será diferente”.

Você sente que não será apenas palavras de mudanças mas verdadeiros atos corajosos para embarcar de vez numa nova jornada, uma jornada que você sempre sonhou e desejou percorrer. Sente que as idéias fluem dentro de você, e isso te deixa confiante.

Se sente confiante, pois sabe que seu trabalho é tornar essas idéias livres, soltas e que existem num mundo com desesperados por esse tipo de informação. Entretanto, está com medo de largar seu emprego e viver sem uma fonte constante de renda.

Começar com uma pergunta é uma boa forma de começar, pois faz você entrar na mente das pessoas que escrevem exatamente o que pensam do seu artigo. Perguntas vagas e carregadas de sentimentos  possuem uma função poderosa a criação de loops.

Loops são portas de curiosidades que você abre na mente do leitor para fechá-las somente no decorrer do seu texto. Quando você lê uma pergunta, mesmo que vaga como: “você já sentiu isso?”,  automaticamente seu pensamento não consegue ignorar o fato de que existe uma informação incompleta e que precisa ser resolvida ali.

Histórias

Quando as histórias são bem escritas, possuem o poder de criar conexões em grande profundidade. As pessoas que contam e acreditam em histórias iguais possuem valores semelhantes, e a visão de mundo que temos é simplesmente a coleção de histórias sobre fatos que acreditamos.

Logo uma boa história é fundamental para criar uma sensação de de união e de conexão.

Citações

As citações resumem em grandes conceitos e em pequenas e poderosas palavras que transferem a autoridade do autor ou da autora da citação. No caso, uma citação correta colocará você em um nível de autoridade e admiração mais profundo com seu leitor.

Estatísticas

As redes sociais são os fenômenos incríveis da nossa geração, e as estatísticas são no mínimo surpreendente.

  • O Facebook possui mais de 1,5 bilhões de usuários ativos em sua plataforma .
  • No Twitter, mais de 350 mil  tweets são enviados por minutos.
  • No Instagram contabiliza  mais de 1 milhão de curtidas por minuto.
  • No Youtube são assistidas mais de 6 bilhões de horas em vídeos por mês.
  • O Linkedin possui mais de 400 mil usuários em sua rede.

Dados e estatísticas reforçam o conhecimento e a autoridade do assunto. Ao iniciar seu artigo com esse recurso, você está mostrando o tema dele de forma ampla e se apoiando em números reais para desenvolver seu texto mais adiante.

Boa parte de seus leitores terão uma visão mais analítica, e vão se conectar melhor quando você oferecer dados e números que comprovem sua tese. Porém, é importante buscar se conectar de alguma forma com o lado emocional das pessoas.

Apresentar somente números e estatísticas sem adicionar histórias ou sentimentos envolvidos, pode deixar seu texto e difícil de ler.

Problemas

Ganhar dinheiro online em Fortaleza é o sonho de muitos, mas que nem todos conseguem alcançar. Muitas pessoas tentam ajudar outras nesse objetivo, e criam histórias sobre como lucrar mais na internet.

É comum ver na internet textos sobre como ganhar mais de 20 reais por mês, e ainda mostram recibos, imagens de cheques do dinheiro recebido, até esse ponto nesse ponto é possível acreditar.

Entretanto, o problema aparece quando escrevem “ganhar dinheiro online é fácil”, “qualquer um pode conseguir com pouco esforço”, “saiba como ganhar dinheiro na internet dormindo”.

A maioria das pessoas estão na internet para resolver um problema específico, seja ele:

  • ”Como escrever bem?”
  • ”Como escrever um artigo?”
  • ”Como fazer uma introdução?”

É provável que você tenha chegado nesse artigo para solucionar esse problema, pois somos fascinados pelo desconhecido, adoramos solucionar problemas e é nosso instinto de sobrevivência e progresso.

Portanto, ao começar uma introdução apresentando um problema você logo se conecta com seu leitor, transparecendo pra ele que entendeu a situação dele, e que está ali para lhe oferecer uma  solução baseada em tudo que aprendeu.

Textos Persuasivos

Nesse texto, falaremos do poder que uma escrita persuasiva possui. É por meio da escrita, usando palavras extremamente poderosas que é possível influenciar alguém de maneira positiva. Não manipular, e sim influenciar sua audiência.

Escrever um conteúdo persuasivo sem estar manipulando alguém pode parecer complicado, mas na verdade é bem simples. A persuasão pode ser usada em todos os contextos de nossas vidas, e também em todas as forma de comunicação, seja ela verbal ou escrita.

Não deixe de usar todos os princípios para ser o mais persuasivos em seu conteúdo escrito. Um texto persuasivo conduz o leitor por uma jornada rumo a aceitação ou compreensão das ideias que estão sendo apresentadas ao longo da narrativa.

E para fazer isso de um jeito que seu leitor seja influenciado, porém sem usar a manipulação para forçar uma compra, podemos, por exemplo, usar algumas técnicas que funcionam muito bem para textos: use a emoção para alcançar seu público.

Nosso processo de decisão, ao contrário do que gostamos de pensar, está muito mais conectado com o nosso lado emocional do que ao racional.

Nosso cérebro se utiliza de atalhos para tomar decisões, e eles são mais facilmente ativados quando usamos emoções em nossos textos.

As emoções que mais exercem influência na persuasão são:

  • Admiração (pode ser desde uma maravilhosa história até uma super lista com 100 frases inspiradora);
  • Ansiedade (as pessoas odeiam perder algo logo quando você cria um conteúdo que explora esse sentimento, elas correm para lê seu artigo para não ficarem para trás);
  • Felicidade (histórias se encaixam muito bem para ativar essa emoção);
  • Medo (é uma emoção poderosa porque nos motiva a tomar ações sem pensar muito, agindo mais por instinto do que racionalmente);
  • Raiva (o tipo de artigo que deixa as pessoas revoltadas, fazendo-as agir ferozmente para obterem justiça);

Não escreva apenas sobre você, pelo contrário, o foco é conseguir se conectar com quem está do outro lado da tela. Portanto, escreva conteúdos quase personalizados. Dessa forma sua audiência sentirá mais a mensagem que você está passando diretamente para ela.

Você pode fazer isso usando mais a palavra “você”. Listas são extremamente eficientes para conquistar e manter a atenção de quem está lendo.

Já que a maioria das pessoas apenas scaneia conteúdo pela internet. Os formatos de lista ajudam a encontrar mais facilmente a informação procurada.

Além disso, conteúdos em formato “passo a passo” aumenta a rapidez da absorção da informação, sendo por isso uma ótima maneira de usar a persuasão sem manipulação.

Storytelling

Contar histórias é a melhor forma de criar uma conexão entre você e seu público. Somos muito influenciados por histórias, já que as pessoas que acreditam em histórias iguais, possuem valores semelhantes.

Ela também representa como olhamos para diversos formatos e formamos opiniões, já que somos impactados por histórias e pela forma como as interpretamos. Logo uma boa história é fundamental para criar uma sensação de “nós”, de união e conexão.

Palavras Persuasivas

Existem palavras poderosas que chamam nossa atenção, mesmo que inconscientemente. O uso dessas palavras chamará a atenção do leitor e o incentivará a tomar decisões, mesmo que seja continuar lendo o seu texto. Conheça então algumas palavras persuasivas que mexem com nossa mente:

  • Porque (Garante sentido ao seu argumento, mesmo que o leitor não concorde com ele);
  • Grátis (Quem não gosta de materiais grátis e de qualidade?);
  • Novo (A evolução nos ensinou que o novo é melhor que o antigo);
  • Agora (Desperta um senso de urgência na tomada de decisão);
  • Aqui (Muito efetivo quando você usa a combinação “clique aqui” para um link);

Sound Bites

São mensagens curtas, de no máximo 10 palavras, mas que possuem o mágico efeito de inspirar e serem lembradas. Mensagens que vão direto ao pontos e são perfeitas para usar em páginas de venda. Existem alguns tipos de Soundbite que você pode usar nos seus artigos. como:

  • Repetição “não odeie segunda feira, faça a segunda feira odiar você”;
  • Rima “abuse e use (C&A)”
  • Contraste “o silêncio é gritante”
  • Frase Reflexiva “nenhum sucesso financeiro compensa um fracasso familiar”
  • Amplificação “refresca até pensamento (Brahma)”
  • Fora do Padrão “um dos recursos mais brilhante ficou de fora”

Construindo conteúdo digital de qualidade

De acordo com os dados da Globo Web Index, os brasileiros passam, em média de 3.9 por dia navegando na internet e obviamente consumindo conteúdo digitais de todos os tipo, como textos, áudios e vídeos.

Só os adolescentes cerca de 27 horas por semana conectados. Sem falar  que quando os conteúdos digitais estão alinhados com uma estratégia de Inbound Marketing, podem chegar a custar 62% e trazer até 3 vezes mais leads.

Todos esses dados deixam bastante claro que os conteúdos digitais são futuro da comunicação dessa técnica de marketing.

Entretanto, não é só o tempo das pessoas que aumentam, mas também a oferta de conteúdo disponível. Como você já deve ter percebido, a batalha pela atenção das pessoas é cada vez mais acirrada.

Será que você sabe realmente produzir conteúdos digitais de qualidade ou está perdendo espaço na internet e gastando seu tempo e dinheiro?

Quer saber o que os conteúdos digitais precisam apresentar para engajar o público e vender? É possível elaborar um conteúdo digital de qualidade com as 7 dicas a seguir:

Conteúdo Relevante

O conteúdo digital precisa responder perguntas relevantes. Até mesmo aquelas que seu público nunca perguntou diretamente para você, mas sim, para o Google. Os mecanismos de buscas existem por que as pessoas procuram por respostas na internet.

Caso alguém precise descobrir como plantar manjericão, ou trocar o pneu do carro é ao Google que irão recorrer. Nele, sempre haverá pessoas procurando respostas.

Dessa forma, seu conteúdo digital precisa responder as maiores dúvidas da sua audiência. Seja qual for o formato de conteúdo escolhido, não esqueça de uma única coisa: As pessoas querem respostas rápidas.

Portanto, se seu conteúdo é de excelente qualidade mas está na décima página dos resultados do Google, esqueça. Seu conteúdo precisa ser otimizado, e de preferencia ficar na primeira página, ou até mesmo no topo, sendo uma das três primeiras posições. Seu conteúdo precisa ser fácil de ser encontrado.

Ao produzir um texto, utilize índices de conteúdo e subtítulos que correspondam às dúvidas mais comuns sobre o assunto. Assim, o leitor irá direto ao ponto que interessa para ele. Nunca deixe de fazer o S.E.O nos seus conteúdos digitais.

Otimização de Texto

O Conteúdo digital precisa de S.E.O. Se você quer produzir um conteúdo digital que mereça o primeiro lugar no rank do Google, utilizar S.E.O ajuda muito.

O S.E.O ajuda ao Google ver seu conteúdo como sendo de qualidade. Sempre leve em consideração a experiência do usuário. Passe informação, mas também leve em consideração a otimização do S.E.O, para os vídeos principalmente se você usa Youtube para divulgá-los.

Como transformar um conteúdo digital numa máquina de geração de tráfego orgânico? Produzindo um conteúdo em cima de uma palavra chave com um número bem relevante de buscas.

Fácil de encontrar

Seu conteúdo precisa ser fácil de encontrar. Além do S.E.O, seu site possui um mecanismo de busca interna para que as pessoas possam acessar conteúdos antigos e buscar por publicações específicas?

Pois você deveria, já que muitos dos usuários usam essa função para encontrar outros conteúdos seus com potencial e assim responder mais profundamente suas dúvidas sobre um determinado assunto. Uma solução simples mas que pode gerar ainda mais tráfego para você.

Identidade

O Conteúdo digital deve ter “personalidade única”, ou seja, todos os conteúdos digitais precisam ter algo único e diferente dos demais. Isso não quer dizer que você precise escolher somente assuntos esquecidos  pelos seus concorrentes, mas sim, que você precisa trazer algo de novo e único para aquele vídeo ou aquele artigo que você está produzindo, caso contrário você será do mesmo, não seja um  minion!

Os minions, aqueles personagens amarelos bonitinhos da animação “Meu Malvado Favorito” que todo mundo gosta. Porém, se eu pedisse para você escolher o seu predileto, certamente responderia, “ah, qualquer um, são todos iguais”.

Por isso não produza conteúdos com o estilo dos “minions”, mas sim, crie uma personalidade única algo que não será encontrado em lugar algum na internet, alguns elementos que funcionam para atrair e reter a atenção das pessoas em conteúdos digitais como:

  • Uso de storytelling;
  • Introdução poderosas para chamar a atenção logo de cara;
  • Títulos irresistíveis;
  • Fotos pouco conhecidos sobre o assunto;
  • Ponto de vista contrário ao senso comum;
  • Informação ou promessa de solução de problema que não está disponível em lugar algum;

Irresistível de Compartilhar

Seu conteúdo digital precisa ser irresistível de ser compartilhado. Conteúdos Digitais que possuem uma personalidade única, certamente são compartilhados com mais facilidade.

Você precisa produzir algo tão bom, que mesmo sendo um vídeo de vendas as pessoas queiram compartilhar com seus amigos.

A mais simples maneira de incentivar o compartilhamento, é facilitando a vida do usuário com botões visíveis, e sem complicações para que sua audiência compartilhe o conteúdo.

Especialmente para conteúdos digitais específicos de redes sociais, o número de comentários influencia e muito na visibilidade alcançada. Já que os algoritmos do Facebook e Instagram que entendem que ali há algo diferente com mais visualizações, mais compartilhamento e mais comentários.

Usabilidade e Design

O Conteúdo digital de qualidade foca na usabilidade e no design. O termo “usabilidade” é usado para definir a facilidade com que as pessoas empregam uma ferramenta ou objetivo, a fim de realizar uma tarefa específica e importante.

A usabilidade em conteúdos digitais não é algo adicional, mas sim uma necessidade. Se você já investe na usabilidade e no Design do seu site, certamente todo o conteúdo publicado por lá estará obedecendo a alguns critérios fundamentais.

Entretanto, isso não significa que você não precise pensar na usabilidade individual de cada conteúdo. Um conteúdo sem problemas de usabilidade é aquele que é agradável aos olhos, como um conteúdo organizado e divididos em tópicos e subtópicos, o que facilita muito a leitura.

Dessa forma, fica mais fácil visualizar rapidamente as partes do conteúdo que mais interessam para uma leitura aprofundada.

Conteúdo medido e analisável

O Conteúdo digital precisa ser metrificado e analisado. O objetivo principal de todo negócio é a geração de lucro, afinal, é o que possibilita que as operações continuem acontecendo. Se você está investindo em estratégia de marketing, deseja que traga algum retorno para o seu negócio, certo? Mas você sabe qual retorno quer obter?

Se sim, e você precisa realmente ter clareza sobre isso, e deve metrificar seus conteúdos para ter uma ideia se seu esforço está de fato sendo recompensado.

Descobrir o ROI, retorno sobre investimentos, de um conteúdo não é tarefa das mais simples. Especialmente se no seu negócio a maior parte das vendas não acontece no online.

No entanto, nem todo conteúdo precisa ter o objetivo de vender, mas sim de gerar conversões que de maneira direta ou indireta irão impactar os resultados da sua empresa.

O que eu quero dizer com isso? Você pode produzir conteúdos digitais para:

  • Gerar mais tráfego;
  • Gerar autoridade no seu nicho de mercado;
  • Engajar a audiência;
  • Aumentar os números de convenções;

Cada objetivo será avaliado de acordo com uma ou várias KPIs relevantes, e que irão mostrar se você deve ou não continuar fazendo o que está fazendo. Mas não basta escolher qualquer dado, ou focar nas métricas da vaidade.

Se a intenção do conteúdo digital que você está avaliando é gerar mais visitas para seu site, faz sentido usar essas KPIs como números de visitas e tempo de permanência na página, por exemplo.

Algumas coisas são sempre importantes de avaliar:

  • O conteúdo está trazendo clientes?
  • Quantos novos visitantes, que chegaram por meio daquele conteúdo digital específico, fecharam uma venda ou converteram de alguma outra forma, assinando sua lista de emails, por exemplo?

Lembre-se, o resultado deve está alinhado ao objetivo. Se seu conteúdo está captando mil novas leads todos os dias, mas gerando absolutamente nenhuma venda, você não está de fato produzindo conteúdos digitais de sucesso.

Por isso escolha, as métricas certas e encontre maneiras de medir e acompanhar esses resultados.

Tráfego Copy e conteúdo para vender todos os dias

Ao invés de está se preocupando com a concorrência, com o preço baixo, ou que o seu concorrente está fazendo e vendendo, aplique o TCC. Assim, você vai vender muito mais todos os dias.

Nós temos vários clientes que se preocupam com a concorrência, se eles estão vendendo mais, se estão com preços baixos, o que eles fazem ou deixam de fazer, e isso é simplesmente uma síndrome da comparação.

Você tem que aplicar o TCC para lhe ajudar, ao em vez de você ficar procrastinando, sempre se preocupando com a concorrência e não fazendo nada, você se comparar é saudável algumas vezes para que você possa entender ali o mercado e ver o que está acontecendo.

Entretanto, existem empresários que estão sempre se comparando e esquecendo o tempo que o negócio precisa. Com isso, além do tempo, você perde dinheiro e não consegue realmente ultrapassar aquele concorrente que está com preço baixo ou um produto melhor, tanto para venda na internet ou na loja física.

T.C.C.

T.C.C. significa simplesmente Tráfego, Copy e Conteúdo. Caso consiga aplicar essas três informações na sua empresa, já será um passo muito importante para se destacar entre seus concorrentes. Isso criará uma audiência e venderá muito mais.

Explicando especificamente o que são esses três elementos:

Tráfego

Tráfego é quando você cria uma audiência de pessoas, cria uma comunidade que passa a te seguir e passa a entender o que é seu produto, que passa a entender o que é o seu serviço.

Copy

Copy é um texto de venda. A respeito do que você vende para essa audiência, e como pode vender o melhor texto, vídeo ou layout possível. Assim, conseguirá passar a informação de maneira mais clara para essas pessoas, e convence-las a pagar seu produto ou serviço.

Conteúdo

O conteúdo é o que você usa para atrair e informar o público de forma gratuita. Por meio dele, as pessoas vão poder entender o que é o seu produto, o seu serviço.

Isso não ajudará apenas com as vendas, mas também estará criando um conteúdo que realmente tenha valor e que as pessoas queiram consumir.

Você não precisará está vendendo toda hora. Leve a informação para sua audiência e pro seu tráfego, leve valor com esse conteúdo que a partir dali sua audiência irá se engajar mais.

Você passará a vender mais e se destacar da concorrência. Não precisará se preocupar, pois terá audiência, destaque e público para vender.

Dicas para a construção de conteúdo.

Repetição Intencional de Palavras

Nossa mente está acostumada a detectar padrões, até mesmo onde não existem. Esse efeito é conhecido como pareidolia.

Talvez o nome não seja comum, mas eu tenho certeza que você já viu algum rosto de um animal em uma nuvens ou montanhas, ou até mesmo o formato de um rosto humanos em objetos. Qual é a relação disso com a repetição intencional de palavras?

Nós podemos usar esse poder com a super detecção de padrões para prender a atenção dos leitores. Por exemplo: “Você possui medo de largar o seu emprego e viver sem uma fonte constante de renda, e você têm medo dos olhares críticos e desconfiados de familiares e amigos quando souberem que a internet é o seu lugar de trabalho. Você possui medo de passar fome de não ter como pagar suas contas e saber que seus familiares não podem contar com você.

Percebe como elas dão um ritmo de leitura e mantém uma certa magia conectada entre cada sentença pela repetição? Veja outro exemplo da mesma evolução desse artigo: “Talvez essa sensação seja só uma ilusão, talvez as suas ideias sejam péssimas, talvez você seja apenas um tolo em busca de fantasia”.

Pra conseguir aproveitar o máximo do poder da repetição, use ela apenas três vezes, menos do que isso nosso cérebro não detecta um padrão e mais do que isso nosso cérebro pensa como um exagero por atenção.

Dessa forma você consegue chamar atenção do leitor para seu texto de uma forma muito simples e extremamente efetiva sem parecer desesperado.

Regra do Três

A regra do três é parecida com a dica número um, mas sem a necessidade de repetição de palavras. A ideia é montar um pequeno resumo da proposta, por exemplo: “Temos o mais completo treinamento para você vencer seus bloqueios criativo e viralizar seus conteúdos”.

Com a regra do três, você dá enfoque nas vantagens. Usando a regra do 3 na frase citada ficaria assim: “Temos o mais completo treinamento para você vencer seus bloqueios criativos, viralizar seus conteúdos e gerar uma profunda conexão com seus eleitores”.

Percebe como a regra do três garante uma forte conexão entre os benefícios além de transmitir algo completo? Para conseguir aproveitar o máximo poder  da repetição, use ela apenas três vezes, menos que isso, nosso cérebro não detecta um padrão.

Mais do que isso enxergamos como um exagero por atenção. Além disso, a regra do três é utilizada de várias formas, inclusive na história dos três porquinhos, dos três reis magos e em outros e em várias outras.

Palavras de Transição

O uma linha texto precisa incentivar o a leitor lê a próxima. Entretanto, como fazer pro texto ficar tão conectado apenas com simples palavras? É ai que entram as palavras de transição.

Palavras de transição são palavras e frases que juntam as duas idéias, sentenças ou fragmentos de sentenças. Por exemplo: “Você deseja ser livre, mas não sabe como”. Consegue identificar a palavra de transição nessa frase?

As palavras de transição podem ser categorizada em conjunções como “e”, “mas”, “ou”, “para”, “se”, “senão”, “porém”, exclamações como: “claro!”, “bem”, “sim”, “não”, e conclusões como: “logo”, ‘ assim”, “enfim”, “afinal”.

Sim, essas palavras de transição podem parecer tão comuns ou básicas que temos até medo de usá-las. Entretanto, é garantia que seu texto vai ficar mais claro, objetivo e gostoso de se ler.

É importante usar o potencial máximo das palavras de transição, colocando elas no início de uma sentença ou até mesmo de um parágrafo. Usando palavras de transição você consegue:

  1. Escrever curtas sentenças, que são mais fáceis de lê.
  2. Fazer o leitor ter a impressão que está lendo mais rápido do que ele realmente está.( como aqueles livros de ficção que você devora em apenas uma noite)
  3. Despertar a curiosidade do leito para saber do que está por vir na próxima linha.

Metáforas, Comparações e Analogias

“Você deseja sair do ponto “A” onde você está, para alcançar um objetivo no ponto  “B”, porém, você não sabe o caminho certo  percorrer esse caminho. Você passa então a ter medo, ansiedade e falta de conhecimento.

São os principais fatores que impedem você de alcançar seus maiores sonhos e objetivos, sonhos que você nasceu para viver com plenitude.

Agora imagine se você estivesse com um mapa em mãos, ou um verdadeiro guia lhe mostrasse em detalhes os passos corretos para te levar do ponto “A” para o ponto “B”.

Um guia preparado, com conhecimento sobre os atalhos que podem ser percorridos em segurança, te ajudará a chegar no seu destino. Isso faz com que seu medo, ansiedade e a falta de conhecimento se transforme em confiança, energia e sabedoria pra trilhar essa jornada e mudar sua vida.

Agora, você possui apenas duas decisões, continuar parado observando seus sonhos e objetivos ficarem cada vez mais distante, ou decidir lutar pelo o que é seu por direito e percorrer esse caminho pra atingir seu sucesso e viver a vida como sempre sonhou.”

O trecho acima é um exemplo de metáfora com analogia, que poderia ser utilizado praticamente em qualquer tipo de texto pra transmitir uma vontade de mudança. Dessa forma, você poderia oferecer suas ideias ou produto como sendo esse mapa, ou o guia necessário para que o leitor consiga percorrer o caminho de “A” até “B”.

Metáforas, comparações e analogias são ferramentas poderosas para você ter e usar no seu arsenal como escritor. Portanto, sempre que o texto ficar complicado e sem ritmo procure usar essas ferramentas para facilitar o entendimento de um ponto de vista.

Texto Scaneável

É fato, nós lemos cada vez menos e cada vez mais rápido na internet. Scaneamos textos em busca de dicas preciosas com resultados imediatos. Ao invés de pensar que devemos escrever pouco pra não irritar seu leitor, procure pensar diferente.

Sabendo como se escrever bem e tornando seu conteúdo scaneado, você evita essa monotonia. Aqui vão algumas dicas para você deixar seu texto mais scaneável:

  • Use “listas”, pois elas são suficientes e transmitem a necessidade de ver o próximo item;
  • “Subtítulos” use cabeçalho, os subtítulos 1, 2 e 3 no seu Word Press pra quebrar parte do seu texto;
  • “Enfatize os principais pontos” procure usar palavras em negrito ou até mesmo itálico para destacar parte importantes no seu texto;
  • “Imagens” o casamento de imagem como subtítulos funciona muito bem para definir transições entre determinadas partes do seu texto;
  • “Pensamento e frases” se uma imagem vale mais do que mil palavras, as vezes o pensamento forte e inspirador pode expressar mais do que qualquer imagem;

Outra dica é escrever sentenças bem curtas e bem divididas. Você já recebeu um e-mail ou leu um texto em que o autor colocou dez linhas de texto no mesmo parágrafo sem espaço algum?

É o tipo de situação que faz qualquer leitor parar a leitura sem nem ter terminado o parágrafo. Provavelmente, nem leu o texto completo por conta desse comum e perigoso erro.

Ao escrever com sentenças curtas, quebrando mais o seu texto, você garante uma sensação mais rápida de leitura, além de não tornar o seu texto automaticamente chato associado a um artigo cientifico ou acadêmico.

Por isso, procure usar no máximo cinco linhas por parágrafo, use também mais separações no seu texto através de virgula, pontos e palavras de transição.

Bullet Points

Bullet Points ajuda o leitor a identificar o grupo de ideias relacionadas.  Eles conseguem quebrar uma densa sentença e uma lista fácil de se ler, além de ajudar na organização visual garantindo um maior destaque para essa área no seu artigo.

Veja como a sentença a cima ficaria usando o Bullet Points:

  • Ajuda o leitor a identificar um grupo de ideia ias relacionadas.
  • Quebram uma densa sentença em uma lista fácil de se ler.
  • Ajudam na organização visual, garantindo maior destaque para essa área no seu artigo.

Evite o Gerundismo

Evite ficar falando ou escrevendo no gerúndio. Assim, você estará deixando seu texto pobre, e estará causando ambiguidade. Estará deixando o conteúdo mais esquisito, e com a sensação que as coisas ainda estão acontecendo.

Ao invés de usar frases como:

  • “você vai estar deixando” use “deixará”;
  • “vai estar ficando” use “ficará”;
  • “vão estar pensando” use “pensarão”. Assim você economiza espaço e garante uma comunicação muito mais assertiva;

Garantir presença online não se resume ao desenvolvimento de um site. Atualizações e otimizações regulares de conteúdo são extremamente importantes para a sua marca.

Isso acontece por conta do fato de que é por meio dessa construção que sua marca irá se estabelecer  uma voz online e confiável. Depois, porque essas atualizações têm grande impacto na classificação de seu site em mecanismos de pesquisa, como o Google.

Conheça a Site On Criações aqui em Fortaleza e peça um orçamento para uma consultoria de S.E.O e Marketing Digital.

Compartilhe

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será compartilhado com outras pessoas.